Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros Links

Links Humor

Propaganda de Ivete para a Schin é
uma agressão aos idosos 

De péssimo gosto e com saber igual ao daquela marca de cerveja foi a campanha publicitária da Schincariol, que teve como garota-propaganda a baiana Ivete Sangalo. A repercussão em todo o país é a pior possível e não se sabe até agora como Ivete Sangalo, que tem muito cuidado com tudo que faz, aceitou participar daquele filme infeliz da Schin.

A propaganda é de profundo mau gosto, demonstrando o famigerado preconceito etário: o que é velho é ruim e nojento, o que é novo é bom e gostoso. "O pior do anúncio é mostrar pessoas idosas, resvalando para a discriminação silenciosa, na qual o velho deve ser trocado pelo novo. A identidade social do idoso é fundamentada na relação de contrastividade. Por assim dizer, o que é jovem é belo e bom, enquanto o que é velho é ruim e feio", diz o geriatra Pedro Paulo Monteiro, Professor-titular de Geriatria e Gerontologia da Universidade Fundação Oswaldo Aranha, em um artigo publicado no Observatório da Imprensa.

É claro que o dinheiro sempre fala mais alto. Segundo foi divulgado, Ivete tem um contrato de R$ 9 milhões com a cervejaria de Itu. É uma grana altíssima. A propaganda da Schin com Ivete é discriminatória. A cervejaria, que vinha ganhando pontos preciosos no mercado, vai amargar um prejuízo do tamanho do prestígio e da fama que Ivete Sangalo tem em todo o país. Ivete tem recebido mensagens de protesto de todos os cantos. Faltou assessoramento?

Um e-mail da senhora Delma Gama, publicado hoje na imprensa, serve como lição. Mas como Ivete já disse que não gosta de ler, é possível que ela não tome conhecimento. Confira aqui:

Carta de uma idosa a Ivete Sangalo

"Querida menina Ivete. Senti-me projetada na propaganda na qual você sorri ao beber uma cerveja que propõe o extermínio de senhoras de cabelos brancos, induzindo os jovens a correr delas como o diabo foge da cruz. Fiquei com pena de você e dos rapazes que correm até encontrar o freezer cheio de cerveja, porque a própria propaganda diz a fórmula para não envelhecer: morrer jovem!

Escrevo para pedir que "beba sempre com moderação" e, ao acabar a juventude, aceite a velhice, pois é uma fase maravilhosa.

As marcas do tempo são o espelho da nossa história, povoada de lembranças e alegrias dos filhos, netos e bisnetos. Também adoro cerveja, mas abandonei a "sua", porque já que ela corre de mim, corro para outras mais saborosas".

Delma Gama - delmagaman@bol.com.br

 

Leia outros comentários de leitores publicados no Mural Online do Jornal da Mídia:

"Observando o texto sagrado, posso afirmar que a velhice é um presente de Deus. Tanto é verdade, que eles eram sempre convocados para tomar as decisões mais importantes de um povo. Calebe, grande companheiro de Josué na viagem do Egito para a terra prometida, fala de seus longos anos como sendo de vigor, entusiasmo, e vontade de continuar vivendo. Ivete, leia a Bíblia, e descubra que não há nada novo debaixo do céu. Ivete, você é dez, mas seu comercial é de "mau" gosto. Pr. Nilson". Nilson Araujo da Silva - São João do Sobrado, ES, Brasil

"Infelizmente Ivete não foi feliz em ser garota-propaganda da cerveja, mesmo ganhando um cachê... Meio a toda essa mídia contrária as vezes é melhor ficar sem o dinheiro a desrespeitar a nossa população que não é idosa e sim vivida. E ao invés de Ivete, Daniela Mercury está participando da Campanha contra a Aids, cachê que foi cedido pela cantora. É como se diz o velho ditado: vale mais um passarinho nas mãos que dois voando, ou seja, Daniela não ganhou cachê, mas a sua imagem não foi difamada pelos intelectuais do comercial, pelo contrário, a mensagem que está sendo passada está correndo em nossos corpos". Tatiana - Belo Horizonte, Minas Gerais

"Grave error de una excelente cantante [Ivete Sangalo]. En mis frecuentes estancias "na terra da felicidade" evitaré beber esa cerveza [Nova Schin]".Javier Sesmilo, San Sebastián, Gipuzkoa, Espanha.

"Essa pessoa que publicou a mensagem (Carla Rodrigues, do Espírito Santo) é muito desinformada e com pouca leitura. Ora, afirma que a Ivete "está sendo apedrejada", quando a mensagem do comercial que ela passou foi a que apedrejou, simbolicamente, as "velhinhas". A Delma Gama prestou um relevante serviço ao fazer o seu indignado registro, em bons termos. Essa gente que assessora Ivete não pode alegar desconhecimento da extensão do problema. Quem neste país não sabe da história do comercial de cigarros em que Gérson recomenda "levar vantagem em tudo"? Criou a "célebre" "Lei de Gérson". E o papelão de Zeca Pagodinho? Rompeu unilateralmente um contrato com um certa agência só para ganhar mais dinheiro do concorrente da outra marca: isso é falta de ética, mal caratismo, até porque esse povo já ganhou muita grana, não são miseravões. Pois que seja assim: a Ivete certamente pagará o ônus pela falta de sensibilidade e querer "levar vantagem em tudo"...Maria Angélica Guedes Alves Salvador, BA Brasil

"Tambem mudei de cerveja, e de cantora. Tenho 56 anos e trabalho com propaganda. "Angela M Fontoura, Salvador, BA

"Concordo com a senhora [Delma Gama] quando diz que a velhice é uma fase maravilhosa. Mas parece que esse povo não tem mais o que fazer, em tudo se sentem agredidos, ofendidos e agora até a coitada da Ivete Sangalo é apedrejada. Será que as pessoas não entendem que por tras de um comercial, tem toda uma equipe que prepara, produz e escreve o comercial. Sim, a Ivete é a Estrela da campanha, mas não tem nada haver julgá-la nesse sentido. Sentir-se ofendido com uma propaganda de TV, é coisa de gente que não tem o que fazer mesmo. Minha querida senhora Delma, vamos olhar com outros olhos o comercial, levar na esportiva. Querida, viver é maravilhoso, não fique se extressando a toa não, viu! Beijinhos. Carla Rodrigues - Boa Esperança, ES

"Não vi a propaganda [da Schin], porque estou fora do país. Mas pelo que eu li, é "vergonhosa a mesma." Mostra que Ivete Sangalo é super mal assessorada! Aquela velha história... o dinheiro fala mais alto... poxa, mas falar tão alto assim, para uma pessoa... cheia dele? Não tenho dúvida, faltou assessoramento, orientação. É o que dá, trabalhar com parentela e amigos... Uma vez li, aqui mesmo no JM, que até o assessor de imprensa dela não é jornalista. Ivete, tá na hora de acordar e começar a se profissionalizar mais minha filha...Nívea Oliveira, Los Angeles, CA, USA"
__________________________ 

Fonte: Jornal da Mídia

Voltar

Cadastre-se

Imprimir Notícia