Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros Links

Links Humor

Descoberto um gene associado à cegueira na velhice 

Pode-se pensar agora em estratégias de tratamento e prevenção

Andrew Pollack

Cientistas anunciaram ter identificado uma variação genética que aumenta significativamente o risco de uma pessoa desenvolver degeneração macular associada ao envelhecimento, uma das principais causas de perda de visão severa na velhice.

A descoberta, anunciada separadamente por três grupos diferentes, lança luzes nas causas da doença e pode mostrar como desenvolver tratamentos e estratégias eficientes de prevenção.

’Essa variação genética explica muito sobre o risco de alguém ficar cego em função dessa doença. Teremos novos alvos para tratamentos’, disse Albert O. Edwards, oftalmologista de Dallas que liderou um dos grupos de pesquisa. Os estudos foram publicados na edição desta semana da revista ‘Science’.

A variação, uma mudança de apenas uma base de DNA no meio das três bilhões de bases que compõem o genoma humano, parece ser relativamente comum. Ser portador dessa variante aumentaria o risco de contrair degeneração macular em até sete vezes.

A doença danifica a mácula, a parte central da retina, responsável pela visão frontal. Pessoas em estágio avançado da doença podem conservar alguma visão periférica mas perdem a capacidade de dirigir, ler, assistir à televisão ou mesmo de reconhecer rostos, tornando-se funcionalmente cegas.

Existem drogas para tratar alguns dos casos mais sérios. Porém, os remédios conseguem apenas retardar a evolução da doença, mas não restauram a visão perdida. Não há medicamentos para os estágios iniciais da doença.

Os cientistas esclareceram, no entanto, que a variante certamente não vai explicar todos os casos da doença. Além disso, nem todos os portadores desenvolvem a degeneração macular. ’Certamente há outros fatores envolvidos’, disse Margaret Pericak-Vance, diretora do Centro de Genética Humana da Universidade de Duke.

Alguns dos fatores de risco são ambientais. Estudos anteriores já mostraram que fumantes e obesos correm um risco maior. Da mesma forma, ter uma alimentação rica em verduras parece ajudar a prevenir o problema.  O gene cuja variante foi associada à cegueira está ligado ao sistema de defesa do organismo e ao processo inflamatório deflagrado quando o corpo é invadido por agentes nocivos.

____________________________________

Fonte: O Globo, 12/3/2005, reproduzida em JC e-mail 2725, de 14/03/2005

Voltar

Cadastre-se

Imprimir Notícia