Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros Links

Links Humor

Técnica cria vasos a partir de células de idosos 

Cientistas americanos conseguiram criar veias sanguíneas artificiais
a partir de células humanas, que poderão – na próxima década -
substituir as cirurgias de ponte de safena

Um detalhe importante da nova técnica é que ela permitiu a criação dos novos vasos a partir de células de pacientes mais velhos, justamente os que sofrem com maior freqüência de doenças do coração. Até então, não se conseguia manter vivas as células desses pacientes em laboratório até que pudessem ser convertidas em vasos. Como são provenientes das células do próprio paciente, diminui o risco de rejeição do organismo.

A utilização da técnica, no entanto, deve ser possível em cinco ou dez anos. Segundo os cientistas, os vasos ainda não são fortes suficientes para ser implantados em pacientes. "Ainda temos alguns passos para torná-los funcionais e sobreviverem no organismo humano", disse Laura Niklason, líder do grupo da Universidade Médica de Duke de Durham, na Carolina do Norte. O trabalho foi publicado na revista científica “The Lancet”.

A técnica consiste em remover células de músculos e células endoteliais (que ficam dentro dos vasos sanguíneos) da safena, comumente usada em cirurgias cardíacas. A chave do processo foi a injeção de um gene nessas células que as manteve vivas e com a capacidade de se multiplicar.

As células do músculos foram colocadas em um tubo de um polímero biodegradável com nutrientes e vitaminas, que reproduzia as condições do corpo humano. Assim que elas se multiplicaram e o tubo se dissolveu, foram adicionadas as células endoteliais. Os vasos sanguíneos cresceram por sete semanas.
___________________________ 

Fonte: O Estado de SP, 17/6. Reproduzido no JC e-mail 2792, de 17/06/2005.

Voltar

Cadastre-se

Imprimir Notícia