Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros Links

Links Humor

Manuais para estar sempre bem 

Entrar na meia-idade e passar por ela com a mesma disposição dos 20 anos não é mais um sonho inatingível. Quem vive a experiência, como a atriz Ângela Vieira, que lança Meia-Idade Inteira (Editora Globo, 133 pág. R$ 25,00), conta todos os segredos para estar sempre bem. O tema também é discutido em Envelhecer com Desenvolvimento Pessoal, da pesquisadora Ana Maria Sanchez Varella (Editora Escuta, 100 págs).

Outra publicação que pode interessar a quem está chegando aos 60 anos - a entrada na terceira idade, segundo a Organização Mundial de Saúde - é a revista Terceira Idade, do Sesc - São Paulo, que custa R$ 6,00 e pode ser pedida pela Internet (www.sescsp.org.br). Todos esses títulos procuram banir o pensamento de que "a juventude, que deveria ser uma etapa da nossa existência, passou a ser um valor. O desejável seria não uma longa e feliz velhice. Mas uma permanente juventude", como escreve a gerontóloga Suzana Medeiros na apresentação do livro de Ana Maria.

Segundo ela, em qualquer etapa da vida é possível manter o interesse por coisas novas e a vontade de estar sempre aprendendo, com novos cursos e até mesmo uma nova faculdade. "Ao envelhecer as pessoas devem desenvolver-se pessoalmente. E não deixar que a vida caia no vazio, como ainda acreditam alguns idosos e seus familiares", reflete a autora de Envelhecer com Desenvolvimento.

Ângela Vieira já prefere tornar o seu Meia-Idade Inteira uma espécie de diário da cinqüentona, com depoimentos pessoais sobre cirurgia plástica - suas bolsas nas pálpebras foram eliminadas por Volney Pitombo - menopausa e moda. "Uso maquiagem antialérgica, porque tenho pálpebras muito finas e não posso usar corretivo espesso", ensina à leitora. Ainda sobram dicas sobre cores que favorecem aquelas que querem disfarçar uma ruga de expressão e o look certo para ficar sexy sem cair no vulgar.

Ela também aproveita para consultar especialistas que reforçam todos os tópicos introduzidos por sua maneira coloquial de escrever, com entrevistas e ensaios. Os desenhos são do cartunista Miguel Paiva, marido de Ângela. Na revista Terceira Idade, os temas abordados vão muito além dos tratamentos de beleza para conservar a pele ou a disposição física. As matérias trazem novidades sobre políticas públicas de saúde para o idoso, possibilidades no mercado de trabalho depois dos 60 e integração social.

Fonte: Diário de Pernambuco
http://www.pernambuco.com/diario/2004/01/06/vivermulher12_0.html

Voltar

Cadastre-se

Imprimir Notícia